Páginas

29 de ago. de 2012


A força da família

Distribuir a todos os participantes pedaços de cordão, com cerca de 80 cm de comprimento cada.
  1. Pedir que todos partam o cordão que receberam em dois pedaços. (Provavelmente todos vão conseguir);
  2. Pedir que todos juntem os dois pedaços, formando um cordão mais forte, e tentem parti-los ao meio, transformando o cordão original em quatro pedaços. (Aqueles que não conseguirem devem ser ajudados pelos vizinhos);
  3. Pedir que todos juntem os quatro pedaços, formando um cordão ainda mais forte, na verdade quatro vezes mais forte que o original. Pedir que todos partam este novo cordão (Formado pelos quatro cordões juntos) no meio. Provavelmente ninguém vai conseguir, pois o cordão, alem de estar quatro vezes mais forte estará com apenas 20 cm o que dificulta a ação.
Conclusão
  • Perguntar aos participantes a que conclusão chegaram após esta experiência.
O Casal Coordenador enfim conclui:
  1. O Cordão original representa um membro da família sozinho. É fraco e pode ser rompido com facilidade. é vulnerável e sujeito a desviar-se do bom caminho.
  2. O Cordão duplo representa dois membros da família juntos. Já são mais fortes. Um protege e ampara o outro. Mas… ainda podem ser partidos. Não representam uma família.
  3. O Cordão quádruplo representa a família constituída de PAI, MÃE e FILHOS. Esta sim, é forte. todos se amparam, protegem. Os mais velhos (os pais) instruem e educam os filhos. Todos tem maiores chances de serem felizes e prósperos, vencedores na vida.

Esta Dinâmica pode ser usada como complemento, quando for trabalhados temas como: Mãe e/ou pai; Educação da infância, Meninice e Adolescência; e/ou Amor e segurança.

Material: Alguns pacotes de bombons
Como funciona
  1. Solicitar que as pessoas do grupo fechem os olhos, estendam as mãos e aguardem;
  2. Distribui-se os bombons de maneira desordenada, isto é, alguns recebem muitos, outros receberão poucos e alguns não receberão nada;
  3. Peça para abrirem os olhos e pergunte o que sentiram: alegria, tristeza, decepção, desânimo, inveja.
Conclusão
  • Os nossos filhos estão assim: de braços abertos, de mãos estendidas, confiando em nós, cheios de expectativas.
  • E nós, o que temos dado a eles? Pouco? O suficiente?
Ótima dinâmica para ser aplicada em um grupo com pais, mães, tios, etc
USAREMOS ESSA NO DIA 09/09 NO NOSSO ENCONTRO!!

DINÂMICA DA FAMÍLIA _ ALGUM LUGAR NA VIDA-          RET ALHOS DE EVA (Ou c artolinas c oloridas)-          FITA CREPE-          MÚSICA

OBSERVAÇÃO: Primeiro aplica a dinâmica, ao término, faz o relac ionamento da mesma c om a família.
Prepare previamente em c asa 4 c oraç ões de EVA ,  cada um de uma c or diferente,  no diâmetro aproximado de 20 c m
cada, esc reva no c entro de c ada c oraç ão o seguinte: ALGUM LUGAR NA VIDA N.º 1, ALGUM LUGAR NA VIDA N.º 2,
ALGUM LUGAR NA VIDA N.º 3 e  ALGUM LUGAR NA VIDA N.º 4.
Como você vai dividir a turma em 4 grupos,  conte quantas crianças ficará em cada grupo e faça agora mais
corações,  de tamanhos menores,  diâmetro 10 c m,  da seguinte forma:  ex.  se tiver 20 crianças,  serão 5 corações de
cada corcorresponde aos 4 corações maiores.
Após as orações iniciais,  explique que você vai aplicar uma dinâmica e que eles deverão ficar quietinhos e que não
poderão se comunicar com o outro em hipótese alguma,  quem falar ou tentar se comunicar com outro sai do jogo.
Com a fita crepe,  cole os corações grandes,  (em número de 4) ,  um em cada parede da sala.
Embaralhe a turma,  coloque os virados para parede de modo que só você possa colocar aleatoriamente os corações menores nas costas deles (eles não podem ver a sua cor,  apenas a dos colegas,  mas sem comunicar- se) .
Encoste- os novamente na parede,  agora virado para você e sem que os mesmos se comuniquem,  explique que você vai colocar uma música e que ao término dela,  todos deverão estar colocados no lugar correspondente à cor do seu coração.  Ex.  Quem tiver o coração vermelho,  deve se dirigir ao coração grande vermelho,  o verde ao verde,  o amarelo ao amarelo e o azul ao azul.
Diga que ao término da músic a você verá quem acertou o seu lugar/c or respectiva.
É divertido porque eles fic am desesperados e sem comunicação,   cada um escolhe no  chute o coração correspondente.AO TÉRMINO DA MÚSICA, VEJA QUEM ACERTO OU E AI, ENTRA A EXPLICAÇÃO DA FAMÍLIA EM NOSSAS VIDAS.
Quem ac ertou,  ac ertou porque a família estava ao lado para ajudar ou porque ela precisou de seu próprio livre arbítrio para essa decisão?.
EXPLICAÇÃO:
Conte para eles que cada um tem um pai,  uma mãe,  um responsável,  um tutor,  que com amor,  carinho e disciplinavam nos dirigindo para ALGUM  LUGAR NA  VIDA .  Os lugares em que chegaremos são vários,  depende da tradição,  dos costumes e dos valores de cada família.  Enquanto somos pequenos,  somos guiados até o lugar em que nossos pais acham adequados para nós.
Não importa se vivemos com pai e mãe,  apenas c om a mãe,  ou pai,  ou tutor,  ou responsável (tios,  avós,  madrinhas,padrinhos . . .cite todos os exemplos de sua sala,  são importantes para eles saberem que estão inseridos em algum grupo) ,  sempre as pessoas responsáveis pela nossa educação,  que nos amam,que nos amparam,  são consideradas as nossas famílias,  porque nos  conduzem para ALGUM  LUGAR NA  VIDA.
Entretanto,  haverá um dia em que a criança crescerá,  tornará adolescente. . . .depois adulto,  e assim como essa dinâmica,  vai ter que enc ontrar o seu cantinho,  a sua realização,  ou seja,  ALGUM  LUGAR NA  VIDA,  muitas vezes sozinho,  sem a ajuda da família.  (Se quiser,  de exemplos de vestibular,  conquistas de emprego,  concursos,realizações de vida. . . .etc )  e neste momento,  nem todos conseguem.
Explique que esta é a importância da FAMÍLIA ,  o de nos dar suporte e estrutura emocional para o resto da vida.
Faça os perceber,  que nos momentos de decisões,  o que vale é que houve alguém que o amou e ensinou valores,
ninguém vai perguntar se um venc edor é bem estruturado porque teve um pai e uma mãe juntos,  no mesmo teto,na vida,  o que vai c ontar é a família que Deus nos deu de presente e que nos amou,  de forma incondicional.  O SUPORTE QUE A FAMÍLIA NOS DEIXARÁ SERÁ A FORÇA QUE ENCONT RAREMOS DENTRO DE NÓS PARA SEGUIRMOS
SEMPRE EM FRENT E, para esse ALGUM LUGAR NA VIDA, que será BOM ou RUIM, de acordo com o nosso merecimento e do nosso esforço

 

Encontrei esse reflexão no blog http://catequesejovem.blogspot.com.br e achei linda!

Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.     Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.     O homem então decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.    Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.    Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.


27 de ago. de 2012


                   ABRAÇANDO AQUI UMA CAUSA!!!

BLOG: SOS PROFESSOR E ATIVIDADES




*"De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente morrem três milhões de pessoas por ano em função do cigarro. Para vencer a guerra contra o fumo e evitar as doenças por ele causadas atitudes mais enérgicas devem ser tomadas. Este é o principal tema a ser discutido no dia 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao fumo".* *Dia 31 de maio Dia 

26 de ago. de 2012

Flores



NO DIA DO CATEQUISTA RESOLVI PRESENTEAR OS CATEQUISTAS QUE ESTÃO JUNTO COMIGO NA CAMINHADA COM AS CRIANÇAS,FIZ ESSAS FLORES DE E.V. A FICARAM UNS MIMOS!!!!
VAMOS AO PASSO A PASSO:
(ANTES DE TUDO QUERO AGRADECER A MINHA FILHOTA ARIEL(MINHA BEL) E MEU FILHO FRANCISCO CLARENCE(CHIQUITO) QUE ME AJUDARAM MUUITO !!!

OLHA SÓ AS FLORES!!!

LINDAS NÉ!!!

PRIMEIRO CORTE O E.V.A  SE NOTAREM CORTEI NA MEDIDA DO MEU DEDO INDICADOR,VÁRIAS TIRAS CADA TIRA SERÁ UMA FLOR!!

DOBRE DEPOIS ÃO MEIO.

COLE COM COLA QUENTE O E.V.A DOBRADO!! 
ASSIM VIU!!

CORTE EM TIRINHAS FINAS MAS NÃO MUITO!!

ATÉ O FIM CORTE EM TIRINHAS.

FICARÁ ASSIM ;)!



COLE O PALITO NA PONTADA PRIMEIRA TIRINHA.


ENROLE,ENROLE,ENROLE,RS,RS!!
ENROLE ATÉ O FIM E COLE A PONTA COM COLA QUENTE.

FAÇA UM DESENHO DE QUATRO FOLHAS TIPO JUNTAS.FAÇA UM FURINHO NO MEIO.

FICARÁ ASSIM,AGORA VOCÊ COLA AS PONTAS DAS FOLHAS NA FLOR MAS NÃO COLOQUE MUITA COLA É SÓ PRA DAR O EFEITO DA FOLHINHA DE BAIXO.

EU COLOQUEI AS FLORES EM POTINHOS COM GESSO,ENTÃO A MISTURA DO GESSO É: 3 COLHERES DE GESSO PARA 200ML DE ÁGUA,RENDE 3 POTINHOS!!



DEPOIS DE SECO O GESSO COLOQUEI RASPAS DE LÁPIS QUE SEMPRE TENHO GUARDADO PARA FAZER ARTES,É SÓ FAZER PONTA DE ALGUNS LÁPIS, NO MEU CASO GUARDO AS RASPAS SEMPRE QUE AS CRIANÇAS DA CATEQUESE USAM APONTADOR(RECICLAGEM NÉ RS,RS!!)




OLHA QUE MIMOS!!!


FIZ OS RÓTULOS NO PHOTOSCAPE IMPRIMÍ,PRONTO!!!



 MATERIAL NECESSÁRIO: ---E V A da cor de sua preferência.
                                              --- Cola quente
                                              ---1kg de gesso,vende-se nas lojas de construção(aqui chamamos de depósitos) custa R$ 2,00.
                                             ---Palitos de churrasco,eu já tinha de outros trabalhos,mas você encontra nas mercearias aqui custa R$ 1,00( 50 palitos)
                                              ---Potinhos de papinhas,eu tenho muuitos mais de 500,da minha filhinha menor Eloah,estou guardando para seu niver de 5 anos,rs,rs,rs. (Mas você também pode usar copinhos de danone).                               
           

                                           



Cineminha na Catequese

fizemos algo diferente na nossa catequese e depois de uma reunião escolhemos:As novas aventuras das formiguinhas á luz da Biblia,que e uma história de coragem,fidelidade,fé e trabalho em equipe.
Foi muito bom!!

.

















Total de visualizações de página